Blog

STJ: Liminar mantém recuperação judicial sem certidão negativa fiscal

Publicada em: 25/08/2022

O ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino deferiu liminar para suspender acórdão do TJ/SP que anulou homologação de plano de recuperação por falta de certidão negativa de débito tributário. O ministro considerou que a anulação da homologação poderia inviabilizar o soerguimento da empresa.

Inicialmente o ministro explicou que, em situações excepcionais, o STJ tem admitido a apreciação de pedido de tutela de urgência visando à concessão do efeito suspensivo a recurso especial ainda pendente de juízo de admissibilidade, condicionando sua procedência à demonstração da presença do fumus boni iuris e do periculum in mora, o que restou caracterizado no caso concreto.

Quanto aos fatos analisados, observou que o acórdão que deu provimento a agravo da Fazenda, e que anulou decisão que homologava plano de recuperação judicial em razão da não apresentação de certidões negativas de débito tributário. Essa decisão, por sua vez, teria o potencial de inviabilizar o levantamento da empresa, função precípua do instituto da recuperação. 

Sendo assim, ficando reconhecida a plausibilidade do direito e perigo da demora, deferiu a tutela de urgência. 

Processo: TP 4.113

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/372213/stj-liminar-mantem-recuperacao-judicial-sem-certidao-negativa-fiscal

AXIS TRIPLE BUSINESS

Rua Inácio Vasconcelos, n. 59, sala 502.

Bairro Boa Vista, CEP: 90480-160 - Porto Alegre / RS

Telefone: +55 (51) 2500-7219

Email: contato@dro.adv.br

Contato por Whatsapp Entre em contato

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade.

Top